Image Map

55 anos de fundação da Uniplac é lembrado pelo legislativo

por Ludvich 0

unnamed (2)

Por Flavia Mota

A moção legislativa 028/2014 foi apresentada durante a sessão deliberativa de segunda-feira (17) e aprovado pelo Plenário. O documento de autoria da bancada da oposição da Casa, visa homenagear a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac pela passagem dos 55 anos de fundação da instituição de ensino em Lages, celebrado no dia 14 de março.

“A Uniplac é um patrimônio dos lageanos, temos muito orgulho da universidade estar em nossa cidade. Hoje são cerca de 5000 alunos que frequentam esta universidade, e sabemos que durante algum tempo a instituição passou por algumas dificuldades. O importante é que a universidade traz divisas ao município de Lages”, explicou João Alberto.

Para o primeiro semestre de 2014 a Universidade ofereceu 29 opções de cursos e obteve 100% das turmas confirmadas. Atualmente são 32 cursos de Graduação ativos, 29 Especializações, quatro MBAs e dois Mestrados em funcionamento. Ainda, estão em fase de aprovação outros dois Mestrados e um Doutorado.

Ex-aluna da Universidade, a vereadora Aida ressaltou a importância da instituição para a sociedade “uma faculdade que se preocupa com o tipo de profissional que ela irá habilitar para o mercado de trabalho”, disse.

O vereador Juliano Polese parabenizou a atual administração da Universidade, “se tiveram momentos difíceis fazem hoje parte da história desta instituição, mas posso dizer que muitas conquistas também escrevem o futuro dessa instituição como as dez novas para curso de medicina que foram conquistados para este de ano de 2014 e já estão em funcionamento e mais de mil alunos que foram conquistados entre graduandos e pós-graduandos para o ano de 2014”, afirmou.

A história da Uniplac: conquistas e atuação

 O marco inicial do ensino superior na Serra Catarinense se deu em 1959 com a instalação em Lages da Associação Catarinense de Cultura. Na sequência a instituição passou  se chamar Fundação Educacional de Lages – FEL e foram implantados os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis, Administrativas, Jurídicas e Sociais de Lages – FACEC e dos cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Pedagogia de Lages – FACIP. Em 1969, com a Lei Municipal nº 05, foi instituída a Fundação Universidade do Planalto Catarinense.

Em 1973, quando no contexto da organização do Sistema Fundacional Catarinense (ACAFE), é criada a Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense e, a partir daí, foram marcados caminhos de expansão e afirmação das áreas profissionais atendidas até então pelo ensino superior.

Com o passar dos anos e a evolução de mercado surge a necessidade de transformações na estrutura do ensino superior e a Uniplac é transformada em Universidade. Hoje, a Uniplac esta há 15 anos como Universidade e novos laboratórios foram construídos, ampliados e equipados, como o laboratório LATIENS, o Laboratório Escola de Biomedicina, o Laboratório de Educação Física e Fisioterapia, o Pronto 3D entre outros. São mais de 70 laboratórios, que complementam as aulas em sala de aula. Além dos mais de 27 mil m² de área construída no Campus de Lages, a Uniplac atua também com um campus em São Joaquim e com uma unidade fora de Sede em Bom Retiro.

Além disto, a Uniplac conta com mais de 15 mil alunos já formados e atualmente com mais de 4.500 alunos cursando algum dos níveis de ensino – graduação, especialização ou mestrado. Em toda a história de atuação da Universidade já foram mais de 1.500 projetos de extensão oferecidos, com 100 mil pessoas beneficiadas por estes projetos. A cada ano são mais de 500 profissionais inseridos no mercado; mais de 1.500 pacientes atendidos no curso de Medicina; mais de 600 pacientes são atendidos no curso de Psicologia; mais de 1.000 pacientes atendidos no curso de Odontologia, resultando em mais de 13.000 procedimentos realizados; mais de 600 atendimentos realizados pela Assistência Social; e mais de 600 atendimentos jurídicos na Vara Universitária. Mais de 50% dos alunos matriculados têm benefício em alguma das modalidades de bolsas de estudo oferecidas pela Uniplac com recursos próprios, ou em parceria com o Governo estadual e Federal.

 

Esta é a história da Uniplac, que com 55 anos  tem a cada dia uma página a mais escrita pelos integrantes de sua comunidade acadêmica – professores, técnicos administrativos e acadêmicos. Assim, com ações e projetos que fazem desta realmente a Universidade do Planalto Catarinense, mais do que cumprir com sua missão de promover a formação humanística, técnico-científica e cultural do cidadão por meio do ensino, pesquisa e extensão a Uniplac é uma instituição preocupada e dedicada ao desenvolvimento regional.

Comente isto!