Image Map

Sino da Igreja de São Joaquim badala às 5h30 da manhã

por saojoaquimonline 27

Igreja Matriz São Joaquim (1)

Da Redação São Joaquim Online

Ato é relativo a Quaresma

Católicos chegando para a missa durante a madrugada
Católicos chegando para a missa durante a madrugada

O sino da Igreja Matriz de São Joaquim está causando uma certa estranheza em turistas e joaquinenses ao ser badalado às 5h30min da manhã de sexta-feira, mas para quem ainda não sabe o ato é característico da religião católica no intuito de celebrar a Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, ou seja período de 40 dias de preparação para a Páscoa).

Este ritual é repetido também pelos católicos joaquinenses todas as manhãs de sexta-feira durante este período quaresmal. E durante está época é muito comum de ver dezenas e mais dezenas de religiosos devotos caminhando pelas ruas de São Joaquim antes do amanhecer em direção ao maior templo cristão da Capital da Maçã.
Veja o belo som do sino da Igreja Matriz de São Joaquim badalando antes da aurora:

Comments (27)

  1. Essa tradição idiota vem da época em que não havia relógio nem despertador para as pessoas administrarem seu tempo. Além disso a igreja dominava a população de forma cruel. Hoje não precisamos nos submeter a essa imposição goela abaixo. Cada um pode ter sua fé rezando bem baixinho pra não incomodar os outros.

    É absolutamente ridículo que em pleno século 21 ainda tenha tanta gente que acredita em deus e siga cegamente as ordens da igreja. Igreja não paga imposto, padre não trabalha e não faz nada de útil e ainda tomam o dinheiro suado dos fiéis otarios. Vai ver os bens que a igreja possui, de onde vem essa grana? Acorda macacada!

  2. Cara cidadã é assim que você posta teu comentário meio preconceituoso mas vai deixa assim.
    Concordo quando você cidadã diz que a igreja católica tem em muitos padres que só realizam celebrações se o dízimo estiver em dia.
    Mas não é diferente de outras religiões que tem por ai,que depende do valor do teu DÍZIMO o milagre na vida de quem oferece é realizado kkkkkk.

    Quanto a ignorância ser medida pela torre da igreja,vamos mudar o ditado então.
    E já diz o ditado: Se mede a ignorância de um povo pelo tamanho da torre da igreja… então já da pra ter uma ideia…

    O tamanho da ignorância de um povo se mede pelo volume dos gritos que se da nas igrejas ai sim da pra se ter uma idéia.
    Pois não se vê na televisão padres católicos gritando em nome de jesus (parece que JESUS é surdo) milagres que eles realizam aqui acolá.
    Estou falando isso pois sou católico e fiquei e não gostei do que você escreveu.

    E já diz o ditado: Se mede a ignorância de um povo pelo tamanho da torre da igreja… então já da pra ter uma ideia…

    Sou católico e muito feliz pois DEUS é um só em qualquer parte do mundo e o mesmo DEUS que eu sirvo é o mesmo de todas as religiões só que o meu DEUS não é surdo não preciso ficar gritando para ele me escutar.

    Assim disse JESUS pregado na cruz :
    PAI PERDOA ELES,POIS ELES NÃO SABEM OQUE FALAM….

    1. Amigo não se justifica um erro com erro alheio.

  3. Tem gente aí que fica só reclamando do sino, que engraçado né? Reclamam que não dá para dormir e tal só, que se fosse um funk ou sertanejo universitário no último volume não dá nada? Pode pôr som no último, pode beber, pode gritar e não dá nada? Aí só por que o sino toca um pouquinho é o fim do mundo! Gente eu moro bem perto da Igreja Matriz e esse sino não me incomoda, ao contrário, acho um som muito bom ao contrário do som de funk ou sertanejo universitário!!

    1. Amigo não se justifica um erro com erro alheio.

  4. aldemir por que vc não ta no seminario?????????????????

    1. Não Estou porque ainda não me sinto preparado para tão grande missão e acredito que existe outras formas de eu servir a Deus! Contudo todos deveriamos assumir nossa missao e anunciar a palavra de Deus!

  5. Engraçado que não vejo ninquem protestar contra carros e motos com escapamentos adulterados ou carros com o som alto.

  6. engraçado que há alguns dias tinha um caminhão com som tocando e ninguém reclama!!!!
    isso é cultura, Tradição!!!
    já não basta ter perdido todas as nossas outras tradição…
    bando de sem vergonha!!!
    quero a Tradição e nossos costumes de volta!
    chega de semvergoice…
    não da si quer pra ir caminhar a noite mais, nossa cidade está simplesmente cheia de bêbados drogados e zonas por todo canto!!!
    disso ninguém reclama!!!!

    1. Amigo não se justifica um erro com erro alheio.

  7. Essas tradiçoes só fazem a populaçao guardar os bons costumes! Nao quero se incomodar em acordar tao cedo, va dormir cedo! Antigamente eram as serrarias…

  8. QUAL O PROBLEMA NISSO? TANTAS COISAS INTERESSANTES PARA RECLAMAR !! NAO VEJO PROBLEMA ALGUM EM O SINO TOCAR ESE HORARIO !! É SÓ UMA VEZ NA SEMANA , NOS SABADOS E DOMINGOS E SÓ !!!! GENTE QUE NAO TEM O QUE FAZER É QUE RECLAMA DISSO !! TEMOS MESMO É QUE RECLAMAR É DE ALGUNS PORCOS AI QUE ANDAM NA RUA JOGANDO BITUCAS DE CIGARRO , LIXO , GENTE MAL EDUCADA , TEMOS É QUE RECLAMAR DE COISA COM FUNDAMENTO E NAO DE UM SIMPLES SINO TOCANDO !!

  9. É triste ver pessoas reclamando do sino, isto é tradição de nossa Igreja Matriz assim como todas as igrejas católicas do mundo. Se soubessemos o verdadeiro significado do tempo quaresmal nao questionariamos o sino. Espero que este sino continue por muito tempo tocando as 5 da manha, pois a melhor coisa é celebrar a eucaristia no inicio do dia agradecendo a Deus pelo dom da vida!

  10. ISSO É UMA POCA DA VERGONHA , O PESSOAL TRABALHA O DIA INTEIRO PARA SER ACORDADO COM ESSE BARULHAO , QUE NO DOMINGO MESMO NAO TEM QUEM DURMA ,POIS FICAM COM ESSA M… TOCANDO 30 MINUTOS…POXA É DE INDIGNAR ESSE SINO CHATO.

    1. Indignado?? Me desculpe mais vá reclamar de coisas que necessitam de reclamação, engraçado que quem anda na rua pela madrugada com som altissimo ninguem reclama, mas do sino sim. Quanta ignorancia!!! Repense teus conceitos e antes de comentar besteiras melhor é o silencio!

  11. a algo errado pois osino comeca abatrer as 5h00 5h15 5h30 da manha

  12. Minha querida cidade de São Joaquim, que bom que os costumes e tradições católicas não se apagaram com o passar dos tempos.

  13. Caralha, já não enchem o saco que chega, agora esse sino aí na madruga, pra quem mora perto é uma maravilha,

    1. SERA QUE A LEI AINDA NAO CHEGOU, SE NAO CHEGOU AVISO QUE EXISTE A LEI DO SILENCIO. ISTO ACONTECE REALMENTE PORQUE SAO JOAQUIM NAO TEM NADA PARA CURTIR A NOITE E OS MORADORES DORME CEDO.

      1. Q DEUS PERDOE ALGUMAS IGNORANCIAS……PQ AO INVÉS DE RECLAMAR VC NAO VAI A MISSA? SEM DEUS NAO SOMOS NADA CRIATURA…….Q DEUS OLHE POR VC, E MUDE SEUS PENSAMENTOS…….

    2. imagina a hora que este cidadão levanta então, 5,30 ja tem muita gente trabalhando
      acordar cedo faz bem a saude.

      1. Desde quando ter opinião própria é ignorância? Se todos e principalmente a igreja católica respeitassem os outros isso não ocorreria…. Vocês são tão egoístas que pensam que só existem católicos na cidade??? É a única religião que tenta empurrar de goela abaixo nas pessoas… Se a lei fosse pra todos isso já teria acabado a muito tempo… Ignorância é um padre não querer batizar uma criança por os pais não serem casados… Isso é ignorância… Obrigar as famílias que muitas vezes não tem o que comer em casa a pagar o dízimo… Vão alguém pedir um prato de comida na igreja pra ver o que ganham… Mas isso ta acabando… Graças a Deus… A religião católica a cada ano que passa vem diminuindo… Perdendo espaço…. e com isso é claro dinheiro… E já diz o ditado: Se mede a ignorância de um povo pelo tamanho da torre da igreja… então já da pra ter uma ideia…

        1. Cara amiga cidadã, ter opinião própia não é ignorancia, agora escrever o que você escreveu sim! E tem mais para teu conhecimento a Igreja católica a cada ano vem sendo revovada e a JMJ de 2013 no Brasil mostrou que nossa igreja tem por excelencia a maior população do mundo,mas isso não está em discussão. Quanto ao padre nao batizar se os pais da criança não forem casados,é principio da Igreja e você como não usa de !Ignorância” deveria saber disso. Quanto ao SINO este é sinal que a nossa fé é algo que vem a longos anos e não é porque tem uma minoria que deixaremos de tocar ou ouvir o sino. Quão belo é ouvir o sino que representa o chamado que Deus nos faz para a missão e ao invés de questionarmos deveriamos ter respeito pelas tradições de uma Igreja. Não concordo com tua frase que se mede a ignorância de um povo pelo tamanho da torre da Igreja,pois se fosse assim a torre da tua seria o dobro. Deixemo-nos de se preucupar com coisas minimas e vamos nos preucupar com aquilo que nos interessa!

          “Tenho Orgulho de ser católico e ouvir o Sino”!

        2. Querida cidadã, você é lesada? pois a Igreja Católica não obriga o pagamento do dízimo, este é pago de acordo com a boa vontade do ser católico, diferente de outras que exigem a alto e bom som valores expressivos e como pode ser observado em alguns vídeos até cartão de crédito aceitam….mas querem a senha. Se atualize e para de escrever asneiras. Que Deus tenha dó de você, querida cidadã.

        3. E faz de conta que isso só acontece com a Igreja Católica né /cidadã? As Igrejas Evangélicas também fazem e pior que a Católica e ninguém reclama! Mas se tá bom pra eles, pra mim está melhor. Respeito a opinião de todos mas uma coisa eu digo: ninguém vive sem Deus. Mas problemas a parte essa Igreja fez coisas boas para São Joaquim como por exemplo o clássico Colégio São José. E você já parou para pensar o que seria de nós sem esse Colégio? As coisas estavam muito pior né?

        4. Sra. cidadã, sempre fui católico e nunca me obrigaram a pagar dizimo, os dogmas da religião católica são importantes para os cristãos católicos, assim como os cristãos evangelicos tem os seus, na realidade a ignorância se mede pelo tamanho da lingua das pessoas e a sua dever ser bem cumprida. O sino vai tocar por 40 dias, para as pessoas lembrarem dos 40 dias de tentações que Jesus enfrentou contra o demonio, a sra. devia levantar e ir rezar para combater as tentações que todos sofremos nos 365 dias do ano, com boa oração, com caridade, justiça e entendimento podemos amenizar o sofrimento interno que o som do sino desperta em cada um nós, Quaresma é conversão, páscoa ressureição. Feliz Páscoa.

Comente isto!